Projeto de residência artística com oficinas e criação de vídeos sobre Rio de Contas

Premiado no edital Prêmio Interações Estéticas, Residências artísticas em Pontos de Cultura 2010 da Funarte, o projeto Rio de Contas Imaginária conta com oficinas teóricas e práticas de vídeo além da realização de trabalhos artísticos entre a proponente Gláucia Soares e o grupo de jovens do programa Agente Escola Viva (Colégio Carlos Souto) do Ponto de Cultura Ciranda de Bonecos em Rio de Contas.


segunda-feira, 11 de julho de 2011

18o encontro: 11/07/11 – Discussão do argumento e desenvolvimento do roteiro do curta de ficção.


UMA CAIXA DE MADEIRA E UMA HISTÓRIA

SEQ. 1 – INT – DIA – CASA DE MARCOS / SALA DE ESTAR

O pai está assistindo televisão, enquanto o menino volta da escola.  Marcos chega correndo em casa, ofegante e eufórico joga a mochila no sofá e pergunta ao pai:

MARCOS (garoto) Aldo
Pai, tenho um trabalho de escola (respira bem fundo) que eu tenho que pesquisar a história da chegada da TV aqui em Rio de Contas. Me ajuda?


PEDRO (PAI) Altino
Vai buscar um café pra mim primeiro
(o menino vai buscar o café e retorna a sala)


MARCOS Aldo
Pronto! Toma. Espera eu pegar o caderno (Ele retira o caderno da mochila)
Pode contar.

PAI Altino
... Eu tinha de uns 12 a 13 anos, por aí e aqui tinha apenas duas televisões a de Dona Iaia e a de Seu Barroco...
(Enquanto o pai conta a história o menino imagina a cena)






SEQ. 2- EXT – DIA - PRAÇA
Menino imaginando o pai vivendo aquelas cenas.  O pai e seus colegas planejando uma “visita” a D. Odete. Eles estão na praça.

PEDRO (PAI) Nerone
Que horas nós vamos a casa da D. Iaia?

JOÃO Douglas
O resto da turma vai estar lá às 18:00h

CHICO Paulo
É mesmo a novela termina essa semana.

PEDRO Nerone
Então a gente se vê.

Todos vão para casa se preparar para ir para a casa da Dona Odete.


SEQ 3 – EXT –NOITE– FACHADA DA CASA DA DONA IAIA
Duas meninas se juntam a turma. Ana e Clarisse.

TODOS
D. Iaia.... ôooo, D. Iaia.

DONA IAIA Tina
Cês tão fazendo o que aqui os menino?

ANA Bruna
Nós gostaríamos de ver a televisão.

DONA IAIA Tina
Ela tá fora do ar.

CLARISSE Géssica
Deixa nóis ver como ela é então? Por favor?

DONA IAIA Tina
Não, vocês vão sujar minha casa toda. Vão simbora vão.

(Dona Iaia entra em casa.)

ANA Bruna
E agora, o que a gente faz?

JOÃO Douglas
Vamos ficar aqui espiando pela janela.

ANA Bruna
Aqui tem um lugar legal para a gente assistir.
(Tinham varias pessoas nas janelas, pois apenas a elite da cidade estava dentro da casa da Dona Iaiá.)

JOÃO Douglas
Ela tá ligando a televisão.

PEDRO Nerone
Deixa eu ver. (Ele se ajeita para enxergar na fresta da janela).

CHICO Paulo
Como é?

PEDRO Nerone
É enorme, de madeira, tem uns butãozão grandão e tem umas antenas...
(Ele é interrompido).

CHICO Paulo
Eu tô falando da novela.

CLARISSE Géssica
Deixa eu ver.

PEDRO Nerone
Claro! (Eles trocam olhares)

CLARISSE Géssica
Não acredito.

ANA Bruna
Que foi?

CLARISSE Géssica
Sentaram na minha frente.

ANA Bruna
Daqui dá pra ver também. Ela tá servindo café.

JOÃO Douglas
Eu tô com fome.

ANA Bruna
Eu tô com frio.
CHICO Paulo
Eu quero ver a novela.

PEDRO Nerone
Entao vamos na casa da Dona Tatá

ANA Bruna
Vamos!
(Eles seguem rumo a casa da Dona Tatá.)


SEQ 4.- EXT-NOITE- RUA DA TV NA JANELA.
(Eles ficam observando a televisão da janela, mas como ela esta numa posição muito alta, eles desistem e seguem para a casa da Dona Tatá.)

JOAO Douglas
Olha la! Tem uma Televisão na janela.

CHICO Paulo
Finalmente vou conseguir ver essa novela.(fala meio saltitante)

ANA Bruna
Mas nao da pra ver direito.  Televisão ta muito alta.

CLARISSE Géssica
Concordo. Vamos pra casa da Dona Tatá, logo.

CHICO Paulo
Eu é que no vou. Vai que ela também nao deixa a gente entrar?


PEDRO Nerone
Se ela nao deixar a gente entrar, ai a gente volta UE.

CLARISSE Géssica
Eu também nao quero ficar aqui em pe.

JOAO Douglas
Nem eu, entao vamos de uma vez. (eles vão seguindo para a casa da Dona Tatá)

CHICO Paulo
Se eu perder a novela, ai ai.

CLARISSE Géssica
Já to com abuso dessa novela.

SEQ 5.- EXT E INT- NOITE-  Eles estão na porta da casa de Dona Tatá.

TODOS
Dona Tataaaa! Dona Tataaaa!

DONA TATA Carolina
Já vai. (chega com uma colher na mao e um pano de prato no ombro) Sim?

CLARISSE Géssica
Deixa a gente assistir televisão, Dona?

DONA TATA Carolina
Nao ta meio tarde pra oceis ta na rua nao?


CHICO Paulo
Viu. Eu disse.

ANA Bruna
E que Dona Iaiá, nao deixou a gente assistir la.

DONA TATA Carolina
Aquela veia e assim mesmo. Pode entrar. Pode entrar.(eles entram e observam que tem muitas pessoas na casa.) Vê se voceis arruma um canto ai. Vou buscar um café proceis.

PEDRO Nerone
Viu? Ainda bem que  gente veio pra ca.
(Quando eles finalmente conseguem ver a TV, a novela acaba. Todos se retiram da casa e segundos depois as luzes apagam e as pessoas saem correndo com exceção de Pedro e Clarisse, pois ele a acompanha até em casa)

SEQ 6.– INTERIOR –DIA – SALA DA CASA DE MARCOS
Marcos conversa com seu pai.

MARCOS Aldo
Como era a imagem?

PAI Altino
Preta e branca, com uns chuviscos e umas linhas, as vezes.

MARCOS Aldo
Que chato.

PAI Altino
Chato foi o Chico não ter assistido a novela.
(risos)

MARCOS Aldo
Mas apesar de tudo não foi tão chato assim né?
(Ele vai sorrindo pro quarto)

PAI Altino
É.
(Ele diz isso com um sorriso e um olhar nostálgico)

FIM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário